sábado, 19 de novembro de 2016

PUMA GTS 1980 - DE VOLTA ÀS RUAS APÓS 10 ANOS




Este projeto de restauração teve inicio  em Junho/12, quando o meu amigo Ricardo Moreto adquiriu esta Puma que se encontrava fora de circulação  já por 6 anos e apresentava vários problemas em sua estrutura de fibra, pintura totalmente desgastada e em péssimo estado de conservação.

Assim, o Ricardo iniciou um paciente e minucioso trabalho de recuperação da fibra e toda a estrutura da carroceria, sendo necessário até reconstruir parte da traseira do veículo. Foi um trabalho realizado com alto nível de precisão e atenção em todos os detalhes que se estendeu até a etapa de preparação da superfície interna / externa e pintura final.

Em Outubro/15 adquiri a Puma e dei seguimento às demais etapas do processo de restauro.

Foram meses de dedicado trabalho de busca de peças e acessórios com base em informações sobre o veiculo colhidas de fontes diversas; acompanhamento dos trabalhos realizados em vários prestadores de serviço; compras e peças em lojas especializadas e sites da internet até que o resultado final estivesse em conformidade com os objetivos de se ter um carro mais próximo possível do original e com a confiabilidade de um carro novo.

Agora, após 10 anos, o carro está de volta às ruas e pronto para curtir  passeios com a família e participação em eventos de antigomobilismo em nossa região.

Este projeto não teria se concretizado sem o apoio, ajuda e conhecimento técnico, do amigo Ricardo, a quem deixo aqui o meu reconhecimento e agradecimento sincero. Obrigado

As várias etapas deste projeto estão descritas e registradas  através de fotos conforme abaixo.

Carroceria - A carroceria , em fibra de vidro , foi removida do chassis e passou por processo de recuperação envolvendo as etapas de  recomposição da parte traseira abaixo do para choque que havia sido destruída , alinhamento das portas, instalação de perfil em “U” para dar sustentação ao conjunto da carroceria, nivelamento da superfície,  lixamento e pintura O tanque passou por limpeza , jateamento, pintura e rebaixamento do bocal do combustível.

Motor –  Foram substituídos, platinado,rotor, tampa do distribuidor condensador, velas e cabo, capas de tucho, chapas protetoras, cabo do acelerador, mangueiras de combustível, coxim, correias e capas de tucho.

Suspensão – Foi feita a remoção e gabaritagem do quadro, substituição dos amortecedores, terminais de direção, rolamentos de roda, pivots, barra estabilizadora, caixa de direção, coifas do semi eixo e finalmente  alinhamento e cambagem.

Rodas – As rodas de aro 13 foram substituídas por aro 14, que foram montadas em pneus novos nas medidas 185 x 70 x 14. Foram instaladas calotas centrais em metal cromado com o símbolo da Puma.

Estética – Foram substituídas as borrachas dos para choques, retrovisores interno e externos, faróis dianteiros, lanternas traseiras, dianteiras, laterais e frontais,  travas da capota ,emblemas da tampa traseira e porta luvas, alavanca e manopla do cambio, fechaduras ,canaletas,  borrachas do para brisa e de vedação (portas, tampa do motor, porta malas), máquinas de acionamento e maçanetas dos vidros. Foram substituídas as laterais e puxadores  das portas, forração interna e piso em carpete tipo bouclê,  console central , quebra sol,  volante e mostradores do painel e  confecção de nova capota em tecido do tipo camurça.

Sistema elétrico – Todo o sistema antigo foi removido e refeitos com  fiação embutida, terminais, soquetes, reles, lâmpadas, chave de seta, comutador de partida, instalação de chave geral, luz de cortesia, motor do limpador de para brisa, acendedor de cigarros, bateria e mostradores do painel.

Outros- Foram instalados novos cintos de segurança, macaco, chave de roda e triangulo, botão da buzina, rádio, auto falantes, antena, cabos de acionamento de abertura do porta malas e tampa do motor, molas de abertura do porta malas e cabo limitador da abertura da tampa do motor.


Documentação – A documentação (de 2006) foi  regularizada e atualizada  após a realização de três vistorias,  2 transferências de propriedade, além da regularização do nº do motor no documento, substituição de placas e pagamentos de taxas referentes ao processo.

                            Fotos (antes do restauração)












            Fotos (durante a restauração)















































Fotos (após restauração)






















Eu e meu amigo Ricardo Moretto













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