OPALA “ESPECIAL” - 1971
Leiam
o relato do meu amigo e colecionado Marco Micoli, que vem mais uma vez, nos brindar com este
trabalho de restauração do Opala Especial 1971, que agora faz parte seu seleto
acervo de carros antigos.
“Este
Opala pertencia ao pai de uma tia de consideração de minha esposa e que tinha
batizado o carro de “Paixão”. Em 2011, após 10 anos parado aguardando a
finalização do inventário, ela ligou para mim dizendo que gostaria que eu ficasse com o carro pois
sabia que iria estar em boas mãos. Em um sábado fui até a cidade de
Pirassununga e de imediato gostei muito
do veículo, pois ele estava muito bom de lata apesar do desgaste da pintura, era
de um único proprietário, estava com baixa quilometragem e o interior estava perfeito e todo original.
Coloquei o carro em um reboque e no mesmo dia trouxe para São José. No início
do ano de 2012 fiz a revisão da parte mecânica e coloquei o carro para rodar.
Ficou perfeito, suave para andar e muito confortável. Finalmente, em Fevereiro
de 2016, iniciei a restauração e após 6 meses
o carro estava de volta para minha casa
novinho como se tivesse saído da fabrica.
Este
carro é de uma série com alguns detalhes interessantes. No ano de 1971 a GM
começou a perder vendas em função da concorrência de carros mais baratos que o
Opala, então ela lançou o este modelo denominado
“Especial, no qual foram utilizados
materiais mais simples no acabamento tais como banco com acabamento em vinil
xadrez, laterais internas sem detalhes e em vinil na cor preta, os puxadores de porta eram os famosos tipo “PQP”, foram eliminados
os frisos cromados da moldura do para-brisa, do vigia, da traseira e das laterais e também foram eliminadas as luzes de ré. Por
ser um carro barato , sem acessórios e sem luxo, o público alvo deste modelo
seriam os taxistas”.
Enfim,mais
um resgate da historia do automovel feita pelo Marco, que tem o mérito de
esmero cuidado na restauração de seus veículos que hoje são destaque nos
eventos em nossa região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário