terça-feira, 7 de março de 2017

VOLKSWAGEM SP2 1974




Olá pessoal 

Recebi a colaboração do amigo e colecionador, Paulo Guino que é associado do CAAT e um entusiasta do antigomobilismo , que nos relata o restauro de um veículo VW que se tornou um ícone da nossa indústria automobilística. Confiram!

"Eu,  como apaixonado por veículos VW, pois trabalhei na VW 49 anos estava procurando um SP2, pois havia restaurado um MP Lafer e uma Fusca 66. Procurei por 2 anos estava difícil de achar um bom  com carroceria boa num preço compatível. 
Então fiquei sabendo do Encontro anual do Clube do SP2 em Barra Bonita sem setembro de 2013.No dia 07 de setembro 2013 fui lá haviam uns 30 carros expostos dos participantes e somente um a venda .Exatamente este ano veio um cara da Alemanha, Sr. Achin, especialmente para comprar e levar um SP2; ele gostou de um violeta purpura que o dono não queria vender o carro muito impecável mas depois de tanto insistir ele vendeu na época por $ 60 mil reais. Este carro,  meses depois, estava participando de encontros na Alemanha, inclusive saiu na revista Fusca e Cia.

Este SP2 Amarelo Apolo, que parece verde, estava à venda por 35 mil que seria o preço normal de venda na época, a carroceria muito boa, o veiculo tinha todas as peças o que e muito raro, e difícil de achar no SP2. Por exemplo, para choque a maioria tem de resina, pois você não consegue recuperar, os meus são originais.O painel o meu tive que recobrir com couro porque a resina de todos trinca e é difícil achar um painel integro, por outro lado além de raro as peças do SP2 são muito caras e todas recuperadas; um jogo de lanterna não sai por menos de $4.500,00.

Acabei comprando o veiculo e trouxe o carro para São Bernardo para meu restaurador Anacleto fazer uma revisão , reparar a tapeçaria do teto, carpete e restaurar os para-choques e outros detalhes.

Quando ele arrancou o carpete ele viu que embaixo do antirruído esse carro era cor Amarelo Safari. Ele me chamou ai que eu já não gostava muito da cor esverdeada decidi parar os reparos e resolvi desmontar o carro e pintar na cor Amarelo Safari que é cor do Ano 1974,o que foi bom é que eu descobri um podre na longarina direita inferior que não era visível aproveitei e refiz. Foi a única coisa. Normalmente o que é crítico no SP2 é a parte frontal que apodrece muito e o meu estava intacto,o resto estava em ordem.Foi feita uma taqueada geral e deu fundo e pintura .

Depois veio a longa fase de montagem do veículo. Como o meu restaurador é um cara extremamente detalhista, trabalhou na Volks  e inclusive conheceu a linha do SP2,  ele só vai para frente quando resolve um problema e lógico que ele não ficou 100% do tempo no carro pois ele tem outras atividades, mas  como a qualidade do serviço dele  é muito boa eu aprendi a esperar e ter paciência .Nesse embalo passaram-se 3 anos.


O detalhe dos ajustes valeram a espera. Ele me contava que as vezes ficava um dia para ajustar uma grade do farol e eu acredito porque tinha que refazer todos os suportes, montar desmontar até ficar bom mas ele não desistia enquanto não conseguisse o ajuste perfeito.

O carro ficou pronto no final do ano passado, mas valeu a pena pois  o carro ficou muito bonito e agora vamos preparar para fazer a vistoria de placa preta. Já fiz a inscrição para apresentação em Águas de Lindóia nos 19 a 23 de abril 2017"

Espero que gostem. Um  abraço



Paulo Guino













Nenhum comentário:

Postar um comentário