Após o sucesso do Ford modelo T, Henry Ford introduziu no
mercado o modelo A, apresentado ao público em 22 de dezembro de 1927 e que
trazia diversos aperfeiçoamentos em relação modelo anterior. Era equipado com
Motor de 4 cilindros com taxa de compressão de 4,2:1; 3285 cm³ com 40 CV à 2300
rpm. Possuía também câmbio de 3 marchas
de engrenagens retas (seco) que atingia a marca de 105 km/h de velocidade máxima, partida
elétrica, sistema de ignição com distribuidor e bobina, refrigeração forçada
com bomba de água, amortecedores hidráulicos e freio a varão nas quatro rodas.
Sua estrutura tinha cerca de 6.800 peças e cem milhões de dólares foram gastos no projeto e na adequação das fábricas, uma soma estratosférica para aquela época.
Sua estrutura tinha cerca de 6.800 peças e cem milhões de dólares foram gastos no projeto e na adequação das fábricas, uma soma estratosférica para aquela época.
Sua produção encerrou-se em abril de 1932, após mais de 5
milhões de unidades vendidas nas suas diversas versões em todo o mundo.
O Modelo A hoje é popularmente conhecido como Ford 1929 (ou
apenas Ford 29) e Ford Bigode, se enquadrando no estilo vulgarmente intitulado
de Calhambeque.
Vários modelos deste incrível carro são hoje presença de destaque nos eventos de antigomobilismo em todo e Brasil e motivo de orgulho para seus felizes proprietários.
Vários modelos deste incrível carro são hoje presença de destaque nos eventos de antigomobilismo em todo e Brasil e motivo de orgulho para seus felizes proprietários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário