Em sua primeira versão,
realizada em 1960 no parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Salão do Automóvel
contou com 11 expositores e recebeu a visita de 400 mil pessoas, que puderam
ver vários modelos de veículos entre caminhões, automóveis, jipes, peruas,
ônibus e tratores.
A partir de 1962 o evento passou a ser bienal e seguiu mostrando toda a força da industria automobilística brasileira, exibindo a cada edição, os mais variados tipos de veículos e utilitários disponibilizados ao consumidor, visto que em 1964 já foi atingida a marca de 1 milhão de automóveis.
Nos anos seguintes, varios modelos genuinamente nacionais, foram lançados, como os automóveis de luxo Galaxie e Itamaraty Executivo, o esportivo Karmann-Ghia e utilitários Amazonas da GM e Bandeirante da Toyota
O sétimo Salão do Automóvel, em 1970, inaugurou o Parque Anhembi, onde passou a ser realizado. Com maior espaço para a exposição dos produtos, a edição seguinte do evento, em 1972, contou com 236 expositores e pretendia atingir o mercado externo. Nessa época, a produção de veículos já havia ultrapassado a marca dos 3,7 milhões de unidades.
Em 1976, foram apresentados os modelos adaptados a Alcool, segmento este que em 1986 representaram 96% de toda produção comercializada no pais.
Em 1986, devido a um desentendimento com a Anfavea, orgão representativo da industria nacional, não tivemos a participação dos mesmos no evento,sendo exibidos somente modelos importados
A parir do evento de 1990,a industria estrangeria passou a fazer parte significativa dos novos veículos lançados no pais, marcando assim a presença destes veículos em nossas ruas e estradas
Nos anos seguintes, todas as edições do evento foram sendo enriquecidos com o surgimento de novas montadoras nacionais e estrangeiras que se instalaram no país, notadamente a industria chinesa que na edição de 2010, participou do evento com 10 marcas distintas
A partir de 2016 o evento foi transferido para um novo local, o São Paulo Expo, espaço este mais moderno amplo ( 85mil m2) e principalmente, dotado de ar condicionado,um item não existente no Anhembi e que é primordial em eventos desta proporção, já que o numero de participantes,atingiu, nas ultimas edições a marca de 500 veículos expostos e participação de aproximadamente 700 mil visitantes
O sétimo Salão do Automóvel, em 1970, inaugurou o Parque Anhembi, onde passou a ser realizado. Com maior espaço para a exposição dos produtos, a edição seguinte do evento, em 1972, contou com 236 expositores e pretendia atingir o mercado externo. Nessa época, a produção de veículos já havia ultrapassado a marca dos 3,7 milhões de unidades.
A |
Nenhum comentário:
Postar um comentário