terça-feira, 8 de setembro de 2020

HISTORIA DO SALÃO DO AUTOMOVEL

 

Em sua primeira versão, realizada em 1960 no parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Salão do Automóvel contou com 11 expositores e recebeu a visita de 400 mil pessoas, que puderam ver vários modelos de veículos entre caminhões, automóveis, jipes, peruas, ônibus e tratores.

A partir de 1962 o evento passou a ser bienal e seguiu mostrando toda a força da industria automobilística brasileira, exibindo a cada edição, os mais variados tipos de veículos e utilitários disponibilizados ao consumidor, visto que em 1964 já foi atingida a marca de  1 milhão de automóveis.

Nos anos seguintes, varios modelos genuinamente nacionais, foram lançados, como os automóveis de luxo Galaxie e Itamaraty Executivo, o esportivo Karmann-Ghia e utilitários Amazonas da GM e Bandeirante da Toyota

O sétimo Salão do Automóvel, em 1970, inaugurou o Parque Anhembi, onde passou a ser realizado. Com maior espaço para a exposição dos produtos, a edição seguinte do evento, em 1972, contou com 236 expositores e pretendia atingir o mercado externo. Nessa época, a produção de veículos já havia ultrapassado a marca dos 3,7 milhões de unidades.

Em 1976, foram apresentados os modelos adaptados a Alcool, segmento este que em 1986 representaram 96% de toda produção comercializada no pais.

Em 1986, devido a um desentendimento com a Anfavea, orgão representativo da industria nacional, não tivemos a participação dos mesmos no evento,sendo exibidos somente modelos importados

A parir do evento de 1990,a industria estrangeria passou a fazer parte significativa dos novos veículos lançados  no pais, marcando assim a presença destes veículos em nossas ruas e estradas

Nos anos seguintes, todas as edições do evento foram sendo enriquecidos com o surgimento de novas montadoras nacionais e estrangeiras que se instalaram no país, notadamente a industria chinesa que na edição de 2010, participou do evento com 10 marcas distintas

A partir de 2016 o evento foi transferido para um novo local, o São Paulo Expo, espaço este mais moderno amplo ( 85mil m2) e  principalmente, dotado de ar condicionado,um item não existente no Anhembi e que é primordial em eventos desta proporção, já que o numero de participantes,atingiu, nas ultimas edições a marca de 500 veículos expostos e participação de aproximadamente 700 mil visitantes

O Maior e o Mais Importante Evento Automobilístico da América Latina

Salão de São Paulo: a história da indústria automobilística dentro do  Anhembi | VEJA


Antigos Verde Amarelo: Ford Galaxie no Salão do Automóvel de 1966 ...

Pin em Fotos antigas de sp


Salão do Automóvel 1970 | Carros clássicos antigos, Carro puma, Carros  antigos brasileiros

História do Salão do Automóvel de São Paulo | VEJA

Baú dos Anos 60, 70, 80 e 90: Salao do Automóvel de 1969

Conheça a trajetória do maior Salão do Automóvel da América Latina - A  Crítica de Campo Grande Mobile

A História do Salão do Automóvel | EVENTO EM FOCO

Confira quais serão os lançamentos e novidades do stand da Ford no Salão do Automóvel  2010 - Blog Contagiros

Salão do Automóvel completa 50 anos com edição histórica

O mapa e as atrações do Salão do Automóvel | VEJA

Salão do Automóvel de São Paulo 2014: confira o que esperar - Autoesporte |  Notícias


Fiat é marca mais lembrada do Salão do Automóvel de São Paulo nas redes  sociais Autos & Motores

Salão do Automóvel de São Paulo 2016 (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)




O sétimo Salão do Automóvel, em 1970, inaugurou o Parque Anhembi, onde passou a ser realizado. Com maior espaço para a exposição dos produtos, a edição seguinte do evento, em 1972, contou com 236 expositores e pretendia atingir o mercado externo. Nessa época, a produção de veículos já havia ultrapassado a marca dos 3,7 milhões de unidades.


A

Nenhum comentário:

Postar um comentário