Benz Patent-Motorwagen (Fotos: Marlos Ney Vida)
Com a mão direita, o mecânico Ely
da Silva dá um forte puxão para girar o enorme volante do motor. Uma tentativa,
duas e, na terceira, o que se ouve é o som de um passado remoto despertando 125
anos depois. É uma batida ritmada e metálica, lembrando uma máquina de costura:
“tchaf-tchaf-tchaf-tchaf…”. Quase dá para contar suas rotações. Eixos e
engrenagens giram expostos aos olhos dos presentes, que se sentem num livro de
Júlio Verne. Mesmo estacionado, o carro treme como se fosse um ser vivo.
Daqui
também trememos, com a chance de assumir os controles de um Benz Patent-Motorwagen, primeiro modelo de automóvel da
História. Criado na Alemanha, por Karl Benz, o “veículo com motor a gás” foi
patenteado em 29 de janeiro de 1886 e deu sua primeira volta pelas ruas de
Mannheim seis meses depois.
Passados exatos 125 anos, vivemos
uma educativa experiência de dirigir a máquina pioneira.
O carro que dirigimos pertence ao
colecionador Leo Gouvêa e é praticamente zero-quilômetro. Explica-se: por duas
vezes (primeiro em 1980 e depois em 2002), a Benz fabricou pequenas séries do
Patent-Motorwagen seguindo estritamente os projetos iniciais
Não são réplicas, mas clones
perfeitos, com números de série e feitos pelo mesmo fabricante do original. Os
carros foram distribuídos a concessionárias Mercedes e alguns chegaram a
colecionadores, pelo preço aproximado de US$ 60 mil.
De perto, o primeiro dos
automóveis é muito elegante com suas três rodas raiadas. Pesa apenas 265 quilos
e é muito mais leve do que as monstruosas carruagens que eram adaptadas com
motores a vapor no século XIX.
O motor de quatro tempos tem
apenas um enorme cilindro, na horizontal. O volante do motor é gigantesco e
também vai deitado. Não há cárter: a lubrificação é feita por meio de pequenos
recipientes de óleo, que pingam (quatro gotas por minuto) sobre o virabrequim e
o mecanismo das válvulas. Também não existe radiador: a água para refrigeração
fica dentro de um grande cilindro de cobre, se evaporando aos poucos.
Na época não havia postos de
gasolina e Karl Benz comprava na farmácia algum combustível que, misturado a
ar, gerasse boa explosão - podia ser éter ou benzina. Não havia acelerador: por
uma espécie de válvula montada perto do banco, o motorista acertava a mistura e
uma faixa constante de rotação.
Importante notar que esse velho
Benz já trazia, de forma elementar, todos os princípios dos motores de quatro
tempos usados nos carros de hoje. De cima do motor sai uma correia de couro que
gira um eixo no meio do chassi. Desse eixo saem duas correntes (como as de
moto) para as rodas.
Não há marchas, nem pedais de
freio ou acelerador. Apenas uma alavanca do lado esquerdo do motorista:
empurrada para a frente, ela estica a correia de couro e faz o motor tracionar
o eixo - e o Patent-Motorwagen ganha velocidade. Puxada para trás, ela deixa o
carro em ponto morto e freia. Ré não há, mas o Benz pode ser empurrado
facilmente.
Vamos andar! “Tchaf-tchaf-tchaf…”
e o Benz ganha velocidade com esforço. Tomado o embalo, vai muito bem - sua
velocidade de cruzeiro é pouco maior que a de um maratonista… Só não exija do
motor de 0,9 cv encarar uma subida. Por menos íngreme que seja a ladeira, o
carro terá que ser empurrado.
Uma barra ligada a uma engrenagem
vira a única roda da frente. A direção é levíssima, já que os pneus são
fininhos e de borracha maciça. Molas macias no eixo traseiro e sob o banco
ajudam no conforto. A uns 14km/h, a brisa já refresca o motorista.
A maior surpresa é que dirigir o
Benz de 1886 é muito mais simples do que conduzir um carro moderno. Foram 20
minutos de retas e “curvas radicais”. Ao fim, um grande sorriso nos lábios e a
dúvida: será que, no futuro, os veículos serão tão simples e inteligentes?
FICHA
TÉCNICA
ORIGEM: Alemanha
MOTOR: quatro tempos, um cilindro horizontal,
refrigerado a água, 954cm³, potência máxima de 0,9cv (a 400rpm)
TRANSMISSÃO: primária por correia e
secundária por corrente. Tração traseira. Uma marcha à frente (sem ré)
SUSPENSÃO: dianteira, não existente.
Traseira por molas elípticas
FREIOS: por correia de couro ligada
ao eixo de transmissão
PNEUS: de borracha maciça
DIMENSÕES: comprimento: 2,70m;
largura: 1,40m; altura: 1,45m; entre-eixos: 1,45m
PESO: 265 quilos
VELOCIDADE
MÁXIMA: 16km/h
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